segunda-feira, 10 de agosto de 2015

São Paulo vai ter ônibus de city-tour... A que preço???...

Melancia até pensou em ir no "Turistik" de Santiago, mas desistiu ao saber que a passagem custa 105 reais...



















































A cidade de São Paulo deverá contar em breve com uma linha especial de ônibus destinada aos turistas, que realizará um “city-tour” pelo Centro e as regiões da Paulista e do Ibirapuera...  A linha deverá ser operada pela Sambaíba, com carros de dois andares, modelo Marcopolo Viale Sunny DD... Inclusive a empresa tem realizado o treinamento de motoristas – que serão majoritariamente do sexo feminino... O itinerário, estampado nas laterais dos veículos, passa pelo Pátio do Colégio, Teatro Municipal, Luz, Mercado Municipal, Praça da República, Pacaembu, MASP, Casa das Rosas, Parque do Ibirapuera, Centro Cultural São Paulo e Liberdade... Os veículos são do tipo elétrico híbrido, o que muito apetece o internauta Chico Melancia... Porque nosso colega de rede é um homem híbrico, antenado com os novos combustíveis alternativos... Vide o ônibus elétrico articulado movido à bateria, fabricado pela empresa chinesa BYD em Lancaster, na Califórnia (Estados Unidos), e que será testado pela Ambiental em São Paulo... Pois é, não é, a nova licitação promete, com exigências como a obrigatoriedade de ônibus articulados nos corredores... E pensar que os postos de recarga do Bilhete Único da rede Ponto Certo foram descredenciados, vide fila nas máquinas de recarga na estação Timão-Itaquera do Metrô... 














Apesar de ser um pouco mais barato - 90 reais - o "Buenos Aires Bus" é para ser visto de longe...


















































Ônibus de “city-tour” são comuns nas principais cidades do mundo... Em Santiago do Chile, por exemplo, um dos ônibus double-decker (chinês) do serviço “Turistik” foi utilizado pelos jogadores da seleção chilena que conquistou a Copa América no desfile realizado entre o Estádio Nacional e o Palácio La Moneda... Viajaram de graça, pois a passagem custa o equivalente a 105 reais... Normalmente, os percursos incluem os principais hotéis de casa cidade, com tarifas que compreendem períodos de 24, 48 ou 72 horas – ou das 9h30 às 18 horas, como em Santiago... É o que acontece em Marraquexe, no Marrocos, com a linha turística que sai da praça Djema Al Fnaa, na região central... A passagem também inclui um fone de ouvido nas cores da bandeira marroquina (vermelho e verde), para ser ligado ao sistema de som nos assentos do veículo, fornecendo indicações sobre os locais visitados em diversos idiomas... Em comum com o serviço que será operado em São Paulo, há o fato da operação da linha ser feita pela mesma empresa responsável pelos ônibus urbanos (e suburbanos...) da cidade, a espanhola ALSA... Um aspecto curioso é que a certa altura do percurso, os motoristas avisam para que não sejam tomadas fotos da entrada do palácio real da cidade...  Os turistas, porém, estão liberados para fazerem quantos registros quiserem do lado oposto... Que vem a ser uma região de comércio popular, como o Brás ou a Rua 25 de Março, na capital paulista... A mesma recomendação não é feita aos usuários do Tokyo Sky Bus quando passa pelo palácio imperial... Não que o Doutor Kenji faça uso desse serviço, cujo slogan é “Tóquio vista do alto”, com partidas do edifício Mitsubishi, em Marunouchi, próximo à estação central da Japan Railways... Afinal, ele prefere a cidade vista de baixo – no Tokyo Metro ou no Yamanotesen, a ferrovia cricular da capital japonesa... Um aspecto que desperta muito interesse do internauta Chico Melancia é a tarifa que será cobrada pelo serviço... Quando o prefeito Fernando Haddad falou pela primeira vez sobre a possibilidade de criação da linha turística, cogitou sobre sua gratuidade... Não se sabe se essa ideia foi em frente, por isso o questionamento do Melancia... Em Foz do Iguaçu, por exemplo, os ônibus são bonitos, decorados com desenhos de animais típicos da fauna da região das Cataratas, mas a passagem custa 20 reais... Para o Chico, um preço muito elevado... Isso porque ele não soube do preço cobrado pelo Bus Turistico de Buenos Aires... Com saída da Avenida Roque Saenz Peña (Diagonal Norte), próximo à Praça de Maio e a Casa Rosada, a fazendo 25 paradas pela capital argentina, o bilhete válido por 48 horas custa 360 pesos argentinos, ou seja, 90 reais... Mesmo com uma garrafa de vinho de brinde, é bem melhor usar os ônibus de linha de Buenos Aires... Nesse ponto, os “colectivos” da tradicional linha 29, Boca / Olivos, são uma excelente pedida... No caso de Barcelona, ele deixa pela miniatura, que ganhou de presente de uma amiga...
















Na cidade de Marrakexe, o "Bus Touristique" convive lado a lado com o tradicional carrinho de mão...



















































Enquanto isso, no serviço convencional de ônibus, na manhã desta sexta-feira, um Millenium BRT articulado enganchou-se com um poste na Avenida Vital Brasil, esquina com Rua Camargo, na região do Butantã... Uma placa de mão de direção afixada no poste ficou presa na sanfona do ônibus... A parte da frente do veículo parou exatamente no meio do cruzamento... Além de dificultar a passagem dos carros que entram na Rua Camargo, o articulado parado congestionou toda a faixa de ônibus da Vital Brasil... Isso porque o veículo seguiria direto, rumo à Avenida Corifeu de Azevedo Marques... A fila de coletivos começava na esquina com a Francisco Morato e se estrendia por quatro quarteirões... A faixa de ônibus estreita foi determinante para o incidente... Ali perto, na Rua Alvarenga é pior... Quando o trânsito está muito congestionado, os ônibus não conseguem passar... Felizmente, nessa via não passam ônibus articulados, senão... Vide Mondegos na linha 715M-10, Jardim Maria Luiza / Largo da Pólvora, subindo e descendo a Eiras Garcia, indo e voltando da praça Isay Lerner, mais conhecida como “largo do Bonfiglioli”... Realmente, um tremendo aperto, professor...













Nada contra ver Tóquio do alto, mas o doutor prefere vê-la por baixo, no metrô ou no Yamanotesen...

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