segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Ar-condicionado nos ônibus: uma fria???...

Melancia providenciou uma roupa específica para embarcar nos novos ônibus - se o ar-condicionado funcionar...














































A implantação de sistemas de ar-condicionado nos ônibus da cidade de São Paulo gerou um debate acalorado, digo... No início do sistema Interligado, há dez anos atrás, alguns veículos foram dotados do equipamento, especialmente na Área 7... Entretanto, alegando ter pesquisas que demonstravam a rejeição dos passageiros ao ar-condicionado, o prefeito Gilberto Kassab proibiu a sua instalação... Gradualmente, os ônibus equipados com o sistema saíram de circulação... Alguns deles, principalmente os Apache Vip, tiveram uma sobrevida na Área 4, embora em geral o equipamento não estivesse mais em funcionamento... Sendo que a vedação das janelas já havia sido retirada... A nova licitação dos transportes de São Paulo abre novas perspectivas para o ar-condicionado nos ônibus, pois há a exigência de implantação em toda a frota da cidade... Algumas empresas já se movimentam nessa direção colocando em circulação veículos com o equipamento... Até mesmo a Express, que opera o que a nova licitação chama de “linhas de articulação regional” na Área 4, adiquiriu alguns carros Caio Apache Vip IV com essa configuração... Cujas fotos tem despertado muita admiração e não pouca incredulidade entre os internautas... Há quem diga que se trata de uma fotomontagem... Mas os ônibus são reais e, segundo consta, a empresa deve chegar a 20 veículos com ar-condicionado... A Spencer, da Área 2, uma ex-cooperativa, que não tem nada a ver com o irmão da “Aicarlen”, também adquiriu um Apache Vip IV dotado do equipamento... O qual o Doutor Kenji teve a oportunidade de fazer um “test-drive” em uma visita à garagem da empresa, na região da Zona Norte de São Paulo... Só não deu para sentir a frescura porque na manhã em que ele viajou no ônibus fazia muito frio e o ar-condicionado não estava ligado...  Outra ex-cooperativa que adquiriu veículos com o acessório é a Transwolff, da Área 6... Só que os Apache Vip IV, com sua vistosa pintura azul e cinza, é do tipo midi... Ou como costuma dizer o internauta Chico Melancia, são “micrões”... Empresas sob jurisdição da EMTU, ou seja, que não são supervisionadas pela Prefeitura de São Paulo,  também são levadas por essa onda... Vide a Viação Osasco e seus Millenium BRT com motor dianteiro... A cor padrão “METROPOLITANO” não ajuda e ao internauta Chico Melancia eles pareceram um tanto quanto “cabeçudos”... O que não é de todo ruim para nosso colega de rede, pois os carros também não tem um fio de cabelo fora do lugar, como a Sherazade da novela da Band...


















Ar-condicionado serve para atrair ao sistema passageiros mais qualificados, como o Tufão...














































No que diz respeito a ônibus com ar-condicionado, a sensação do momento tem sido os Millenium BRT cinzas que tem sido colocados em diversas regiões da cidade... Com seus 23 metros de comprimento eles se fazem notar em qualquer linha, seja no corredor da Rebouças ou na Radial Leste, por exemplo... Até mesmo na linha 4310-10, que só opera com articulados, sua introdução deu o que falar entre os internautas... Também devido a algumas falhas no sistema de ar-condicionado... Metrô começou assim, e ainha hoje há passageiros que questionam a validade do equipamento quando apresenta problemas ou ele é regulado para uma temperatura muito baixa...  Quanto aos articulados que ganharam o apelido de “geladeiras inox”, devido à sua cor, as empresas ligadas ao grupo Ruas tem saído na frente, até porque a encarroçadora Caio também faz parte do conglomerado... Sempre com motor Mercedes-Benz traseiro, seja na VIP, Campo Belo ou Ambiental – eles já foram utilizados inclusive na linha 2290-10, Terminal São Mateus / Terminal Parque Dom Pedro, cuja operação majoritariamente é feita com trólebus... O que não impede outras empresas de fazer suas encomendadas... Este é o caso da Transkuba... Só que o articulado da empresa da Área 7 tem motor Volvo central, que toma parte do espaço do salão de passageiros... O que reduz o número de passageiros sentados para 34... Apenas como comparação, o Mondego, que é mais curto, possui 32 assentos... Mesmo operando em corredores – e a intenção da administração municipal é que apenas articulados rodem neles – não é muita vantagem para os 119 passageiros que viajarão em pé...

















Chico questiona a necessidade de tentar abrir as janelas com o ar-condicionado em funcionamento...














































A Viação Gato Preto, tradicional empresa da cidade, não ficou imune à febre do ar-condicionado... Vide 82 508, um Millenium BRT simples que roda na região do Butantã... Que funciona bem, principalmente quando as portas de entrada e de saída são fechadas... Na “escova” entre as portas e seu mecanismo de abertura há uma “brecha” que permite a entrada do ar que vem do lado de fora do veículo... Alguns passageiros tentaram abrir as janelas, sem sucesso, pois elas estão lacradas... Em sendo a linha 8022-10, o carregamento de passageiros é grande... Na época da construção do Fielzão, os responsáveis pela obra disseram que a instalação de ar-condiconado nos banheiros do estádio era um modo de “acalmar” os torcedores e evitar depredações... Superfaturamentos à parte, essa mesma lógica é transferida para os ônibus... Que costumam ser alvos da insatisfação popular mesmo quando a questão não envolve o transporte propriamente dito... A própria Lei de Terrorismo aprovada na Câmara dos Deputados não qualifica claramente a queima de veículos como tal... E pensar que ideias mais pertinentes, como desmilitarizar as polícias – o que teria muito mais impacto nos índices de homicídios do que redução da maioridade penal – mal são cogitadas... Alis, vide os protestos contra a Dilma... Que não chamam mais atenção do que a reação dos defensores da presidenta... Nas redes sociais, a norma dos internautas é não levar os protestos a sério... Não é tão difícil... As faixas e os slogans de alguns manifestantes fornecem farto material... No governo, a ordem é não comentar para não botar pilha... Nem precisa romper com a base aliada – fazer essa sugestão significa enfrentar um tabu – mas o Planalto acredita que a governabilidade está garantida com o PMDB do lado, e não o contrário...
















Como fazia muito frio no salão do ônibus, Doutor Kenji preferiu fazer a foto do lado de fora...

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