sexta-feira, 26 de junho de 2015

Contra poluição em Santiago, Doutor vai de metrô...

Mesmo com tantos poluentes no ar, está tudo azul com os experientes trens franceses feitos na década de 1970...












































Na última segunda-feira, a decretação do estado de emergência em Santiago devido a poluição do ar não surpreendeu o Doutor Kenji... Na qualidade de entendido... Em poluentes atmosféricos e transportes públicos... E também em poluentes nos transportes... Nosso colega de rede chama a atenção para a situação geográfica peculiar da capital do Chile... Que está localizada em um vale cercado por altas montanhas... As quais dificultam a dispersão dos poluentes... Especialmente durante o inverno... Para tentar contornar o problema, as autoridades chilenas determinaram restrições no funcionamento de indústrias e na circulação de automóveis de passeio... Por isso mesmo, o Doutor prefere se deslocar na capital do país usando o metrô de Santiago... Ao qual comparecem todos os presidentes chilenos desde que o democrata-cristão Eduardo Frei Monalva iniciou as obras da Linha 1, a partir do projeto apresentado em 1969... A construção do primeiro trecho do metrô prosseguiu no governo do socialista Salvador Allende Gossens, interrompido com o golpe de estado de 1973... A inauguração aconteceria em 1975, quando ocupava a presidência o general Augusto Pinochet Ugarte... As cenas do chefe do governo autoritário cortando a faixa e embarcando no trem são muito parecidas com as que foram registradas na mesma época quando da abertura da Linha 1 do Metrô de São Paulo... A diferença é que o presidente brasileiro da época, o general Ernesto Geisel, não usava farda... Depois da redemocratização do Chile, em 1990, frequentaram o metrô de Santiago os presidentes Patrício Alwyin, Eduardo Frei Ruiz-Tagle, ambos democratas-cristãos, Ricardo Lagos Escobar – socialista, sempre comentando sobre as relações entre FHC e Hugo Chávez – Michelle Bachelet, também socialista, Sebastian Piñera – conservador, dono das companhias aéreas LAN e TAM, patrocinadoras oficiais da Copa América – e Michelle Bachelet de novo... O sistema hoje possui cinco linhas e 108 estações, num total de 103 quilômetros de extensão... A poprósito, o Metrô de São Paulo, que começou a ser construído na mesma época do que o de Santiago, tem 78,4 quilômetros de extensão e 67 estações... Eis uma boa pergunta para o Portella do Poliana responder... E no Chile não tem concessão nem PPP... Todo o sistema é estatal... A tarifa, nos horários de pico, é de 720 pesos chilenos... Fazendo as contas em sua calculadora financeira, considerando um câmbio de 200 pesos para 1 real, o Doutor chegou a um valor de R$ 3,60... Isso é um indício de inexistência de subsídios no preço da passagem, mesmo com a administração pública controlando o sistema... O próprio cartão Bip!, usado no metrô e no sistema de ônibus Transantiago, não fornece nenhuma indicação nesse sentido... Apensas recomenda que o usuário não dobre o bilhete, pois ele pode ser danificado de forma irreversível...












O Doutor fez questão de conferir bem de pertinho o carregamento dos carros do metrô da capital chilena...












































Assim como o Doutor Kenji, muitos chilenos tem o metrô de Santiago como opção de transporte limpo e rápido... Ainda que a maior parte das estações, em especial na Linha 1, não tenha escada rolante... Igual a estação Parada Inglesa do Metrô paulistano – inaugurada pelo governador Mário Covas, que priorizava a economia de recursos à acessibilidade – e boa parte do sistema do Metrô Rio, Pancada... O Doutor pode constatar pessoalmente o carregamento dos trens – e também como a ausência crônica de escadas rolantes pode ser prejudicial ao Tufão - ao embarcar na estação República, da linha 1... Ele estava andando pela Avenida Libertador Bernardo O’Higgins depois de ter conversado com um cachorro em frente à Universidad de Chile sobre a poluição em Santiago quando o viu o acesso da estação... Cujo nome considerou muito familiar... Por isso passou na bilheteria, comprou o seu cartão Bip! – nas tirinhas do Condorito ele é chamado de Pip! – passou a catraca, desceu a escada e procedeu ao embarque... Ao contrário da República paulistana, a estação chilena só recebe trens de uma linha, a vermelha (1)... Quem quiser ir até a linha amarela (2), precisa fazer a baldeação – ou, para usar o termo em espanhol, fazer uma “combinación”, no bom sentido, é claro, na estação seguinte, Los Heroes... Esse nome, que evoca os heróis da independência chilena, lembrou ao internauta o nome em espanhol do filme “Operação Big Hero”, que é “Grandes Heroes”...  Entrar no trem azul da Alstom também é uma tarefa heroica... O grande fluxo de passageiros, quase metade do total da rede, se justifica pelo fato da linha cruzar a região central da cidade, sendo a  única no sentido leste-oeste... Não foi difícil para o Doutor notar que a cor vermelha não é a única semelhança com a Linha 3 de São Paulo... A largura dos carros é menor do que  na cidade de São Paulo... A pequena oferta de assentos nos trens leva a uma intensa ocupação das “sanfonas” entre os carros... Mas também faz os jovens cederem seus lugares aos passageiros mais velhos, mesmo quando os assentos não são reservados...Um certo clima romântico pode ser notado nos casais que namoram em meio ao aperto e até nas flores carregadas por um florista... Nas estações mais movimentadas, ventiladores nas paredes borrifam “água potável microfiltrada” – o doutor viu a placa informando a respeito – nos passageiros, para amenizar o calor... Como em São Paulo, as estações possuem obras de arte (muitos retratos de fatos e personagens históricos chilenos também...) e lojas...  O doutor até comprou numa bomboniere na estação Pedro de Valdívia  uma caixa de “língua de gato” e uma lata de Crush, o seu refrigerante preferido... A estação é a mais próxima do Estádio Nacional, embora ainda seja necessário pegar um ônibus para chegar lá...











Devido à ausência crônica de escadas rolantes, Kenji considera problemático o acesso do Tufão às estações do Metrô..












































O trem em que Kenji entrou foi fabricado pela Alstom na década de 1990... Facilmente identificável por sua pintura azul – saudades do “Azulzinho” de São Paulo – suas grandes janelas fazem os carros lembrarem um aquário – ou uma lata de sardinhas transparente... Seus “irmãos” mais velhos, os primeiros trens Alstom a operarem em Santiago a partir de 1975, operam na linha 2... Em comum, o mesmo azul-bebê da pintura externa e o fato de utilizarem pneus, vide monotrilho de São Paulo... O interior, porém, lembra os trens de subúrbio adquiridos na década de 1970 e utilizados pela CPTM na Linha 8... As linhas 4 e 4A utilizam trens mais modernos da empresa francesa, com carros de aço inox, fabricados no Brasil... Estes parecem os da Linha 12 da CPTM – sem PAESE... Recentemente, a empresa espanhola CAF ficou encarregada da modernização dos trens mais antigos da Linha 1... Que ganharam um providencial sistema de ar-condicionado... O Doutor, no entanto, não se apeteceu com a pintura da frota reformada, nas cores vermelha e branca... Mesmo que se tratem das cores do próprio metrô... Basta olhar para seu logotipo, formado por três losangos vermelhos... Que lembram muito o naipe de ouros no baralho... E carteado é outro assunto do qual o nosso colega de rede é entendido... Ops!!!... Afinal, o pôquer é uma ciência e truco é para os fracos... Por falar em jogos, a viagem do doutor era em direção à estação Pedro de Valdívia, a um ônibus do Transantiago de distância do Estádio Nacional... Em Santiago, cinco linhas estão em operação... Linha 1, de San Pablo a Los Dominicos... Linha 2, amarela,  de Vespúcio Norte a La Cisterna – com futura extensão até Hospital El Piño, Bachelet... Seguindo a direção norte-sul, o Doutor descobriu até a existência de uma estação Santa Ana... Linha 4, azul, de Tobalaba (na Linha 1...) até Puente Alto, interligando as regiões leste e sudeste da cidade... Linha 4 A, um ramal na região sul entre La Cisterna e Vicuña Mackenna... Linha 5, de Maipu a Vicente Valdés... Que forma uma “quase perimetral” na cidade... O “quase” corresponde a futura interligação à Linha 4A, saindo de Del Sol e chgando até La Cisterna... A Linha 3, que se dirige ao noroeste de Santiago, está em fase de projeto... A Linha 6, de Lo Errázuriz até Los Leones  - logo depois da estação Pedro de Valdívia, próximo à famosa Torre Costanera, onde fica o shopping Costanera Center - está em obras... Aunciadas em 2009 e com previsão de conclusão para 2017... Seu traçado é paralelo ao da Linha 1, seguindo pela região sul da cidade, próximo ao Centro... E inclui a estação Estádio Nacional... Cuja futura inauguração é anunciada por banners nos tapumes da obra... O que obviamente não acontecerá à tempo da decisão da Copa América... Mesmo assim, o metrô de Santiago anunciou a extensão do horário de funcionamento, que costuma acontecer por volta de 23h30, nos dias de jogos... A estação mais próxima do Estádio Monumental, onde o Brasil jogou com a Colômbia e a Venezuela, é a de Padero, na Linha 5... O avanço (ou não... ) das obras das novas linhas não é o único aspecto que fez nosso colega de rede lembrar do Metrô de São Paulo... Em novembro do ano passado, uma pane elétrica paralisou o funcionamento das linhas e obrigou os passageiros a desembarcarem dos trens e andarem pelos túneis... Enquanto os internautas chilenos trabalharam forte nos memes, a resposta do governo veio na forma de promessas de maiores investimentos no sistema... Doutor Kenji tem certeza que já ouviu isso antes em algum lugar...













Apesar da introdução do ar-condicionado, os trens reformados não o agradaram no que diz respeito ás cores...

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