sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Conduzindo o Internauta Chico Melancia para Brasília...

Para Chico comparecer à Câmara dos Deputados, você precisa validar seu nome no próximo dia 7 de outubro...













































O internauta Chico Melancia é um dos fundadores do Partido dos Internautas da Nação Trabalhista Operário, o PINTO... Tudo começou em 2004, com uma modestíssima candidatura a vereador em São Paulo, calcada na distribuição de santinhos em forma de Apache Vip nos pontos iniciais das linhas da Via Sul no Terminal Parque Dom Pedro II... Na época, o partido não contou com candidatura própria à prefeitura, apoiando o saudoso Dirceu Traveco... Seu principal concorrente na disputa por uma vaga para a Câmara Municipal era Levy Fidelix, que distribuía folhetos com histórias em quadrinhos sobre o aerotrem – não confundir com o monotrilho, inclusive o de buffet infantil – nos pontos iniciais das linhas da Viação Bola Gato... Ops!!!... Ambos os dois não se elegeram, mas pelo menos nosso colega de rede não usa o aparelho excretor para se reproduzir... Será que foi assim que nasceu a Lívia Fidelix???... Melancia partiu para voos mais altos – seriam viagens de ônibus mais longas - em 2006, com a candidatura à governador... Uma disputa particular, cabeça a cabeça, até o último fio de cabelo, com José Serra, que venceu no primeiro turno, mesmo tendo largado a cidade de São Paulo nas mãos do Kassab, dando o exemplo para João Dória fazer o mesmo com Bruno Covas... Em 2008 ele tentou ser prefeito de São Paulo, com uma proposta baseada em coletivos, muito antes de Marina Silva e da REDE... A melhor lembrança daquela eleição eram os encontros com outra candidata, Soninha Francine... Daquela eleição ficou um convite, nunca aceito, para pedalarem pelados... Recusado porque Chico não sabe andar de bicicleta, digo...  Novamente candidato a governador em 2010, tinha um ousado plano de construir um grande estádio no extremo sul da cidade de São Paulo para receber a Copa do Mundo de 2014, porém o eleitorado paulistano prefere chuchu a Melancia, e a abertura daquele Mundial aconteceu no Fielzão... Disputando mais uma vez a Prefeitura, em 2012, o internauta denunciou o plano de Celso Russomanno de criar uma tarifa seccionada e cresceu nas pesquisas de intenção de voto... Porém, acabou derrotado por Fernando Haddad, que copiou suas propostas de Bilhete Único Diário, Semanal e Mensal e da rede de ônibus noturnos... Nosso colega de rede concorreu à presidência da república em 2014, com um programa de fortes incentivos aos transportes públicos, para contornar os problemas que levaram aos protestos de 2013... Se tivesse sido eleito, talvez o país não estivesse amargando esta interminável crise... 













Internauta está sempre em busca de alternativas ecologicamente viáveis para os transportes públicos...













































O internauta Chico Melancia é um grande entendido... Em transportes públicos... E quer levar todo esse conhecimento para a Câmara dos Deputados... Propondo mudanças tributárias que permitam reduzir a tarifa... Defendendo a implantação de agências reguladoras para o transporte coletivo das áreas metropolitanas, com a conjugação de esforços de União, Estados e Prefeituras... Apoiando a reestruturação das linhas rodoviárias de ônibus, de modo a aumentar as opções para os passageiros... Porque muito pior do que o caos nos aeroportos é o caos nas rodoviárias... Melancia sabe porque esteve lá...  Sofrendo com todos aqueles que passam o maior sufoco para embarcar em ônibus que atrasam horas... Nosso companheiro de web quer que os terminais rodoviários de todo o Brasil tenham o mesmo padrão do Tietê, em São Paulo... Em sua recente visita ao Uruguai, Chico pode atestar a funcionalidade do Terminal Rodoviario Tres Cruces, em Montevideu, e da ligação rodoviária para Punta Del Este... Os ônibus chineses que fazem o trajeto demonstraram bastante eficiência e muito conforto para os usuários... Porque não trazer fábricas da Foton e da Yutong para o Brasil???... Nos aeroportos, a meta é facilitar o acesso aos terminais aéreos... É um firme compromisso do PINTO destinar recursos para a ampliação da Linha 13-Jade da CPTM, de modo que alcance o Terminal 3 de Cumbica... Da mesma forma, o monotrilho da Linha17 do Metrô precisa de um impulso decisivo para finalmente conectar o aeroporto de Congonhas aos modais sobre trilhos paulistanos...  Alis, por falar em trens, o internauta quer ampliar a disponibilidade de trens de longa distância de passageiros... O modelo, neste caso, é o trem da Vitória a Minas, que liga Belo Horizonte a Cariacica... Que opera com excelentes vagões de passageiros romenos – que poderiam muito bem ser construídos aqui – e faz uma viagem que poderia ser mais ligeira com investimentos na modernização da via e troca das locomotivas... A primeira providência seria exigir das concessionárias de transporte ferroviário de cargas a exigência de manterem serviços para passageiros... Algumas ligações seriam prioritárias, como o Trem Intercidades no Estado de São Paulo e rotas entre os Estados do Sul e do Nordeste... Um projeto viável de ligação entre o Rio e São Paulo  também seria desejável, incluindo a revitalização da estação Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, hoje abandonada... E por que não um trem transcontinental, ligando Belém a Porto Alegre???...  Então é por isso que precisamos de um parlamentar que tenha voz ativa para defender mais transportes para a população... 













Melancia trará recursos para trens metropolitanos, regionais e visando a retomada das rotas ferroviárias interestaduais...












































O internauta Chico Melancia não é adepto do “pior que tá não fica”, razão pela qual critica a atuação parlamentar do Tiririca... Como celibatário, não se proclama defensor da família, ao contrário do Pastor Marco Feliciano... Também não fica fazendo média, querendo que tudo esteja bom para ambas as partes, a exemplo de Celso Russomanno... E principalmente não é escroto como Kim Kataguiri, que plagiou descaradamente o Movimento Passe Livre ao criar o Movimento Brasil Livre... O mesmo se aplica a Alexandre Frota, apesar das divergências públicas e notórias com o MBL... Ao mesmo tempo, considera que será uma honra cruzar... Pelos corredores do Congresso Nacional com nomes como Luiza Erundina – cuja contribuição aos transportes coletivos na cidade de São Paulo é inquestionável – e Marlene Campos Machado, mais conhecida como “Marlenão”...  Sem impor um viés ideológico ao debate parlamentar, estará disposto a negociar com, por exemplo, Juliana Cardoso e Sâmia Bonfim... Com Guilherme Mussi, o assunto é outro, mais sensível – Rebeca Abravanel... E está disposto a falar sem dublagem com Kátia Sastre... A meta é mirar-se no exemplo de Mestres que abrilhantaram a Câmara dos Deputados, como Enéas Carneiro e Clodovil Hernandes... Do qual tomou emprestado o slogan da campanha eleitoral de 2006... “Brasília nunca mais será a mesma”... Também pretende ser um companheiro de bancada à altura para Tufão, que muitas vezes se confunde e vai parar no banheiro da Câmara ao invés do plenário... 
















Na origem da palavra "ônibus" está a expressão "para todos"... Assim Chico atuará no Congresso Nacional...

Lançadas da SUAT perseguindo o corcunda no Museu Nacional...

Em 1977, o Museu Nacional serviu de locação para o quadro "QG da Suat", em "Os Trapalhões"...










































Carlos Kurt interpretava o ladrão que bancava o corcunda para surrupiar um quadro valiosíssimo...



















































































Rodado na Quinta da Boa Vista...
Roubo "cinematográfico" incluiu uma escalada pelas paredes e entrada pelas janelas do museu...










































Imediatamente a SUAT inicia uma atrapalhada perseguição ao corcunda, mesmo sem saber do quadro...

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Lançadas que são comédias na eleição...

Já que a moda é militar na política, o Comando Maluco também comparece na campanha...












































Depois de uma passagem memorável na dramaturgia global, Batoré volta à luta eleitoral...







































































Pânico na Urna...
Joaquim Barbosa não é candidato, mas há quem se inspire na figura do juiz para fazer campanha...












































Figura legendária do humor agora busca nova colocação profissional na política...

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Lançadas com fé demais na campanha eleitoral...

Apesar do horário alugado, o apóstolo preferido do internauta comparece no horário gratuito...








































Doutor RR Soares, como dizem no Uruguai, é muito polido na hora de pedir voto para o filho...



















































Malafaia e Madureira...
Pensaram que só o eleitorado fluminense tinha a oportunidade de ver o Mestre no horário eleitoral???...










































Samuel Ferreira aproveita para falar sobre o candidato de seu respectivo ministério...

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Lançadas do Vôlei que dá Voto...

Nome de urna evoca o esporte em que o atleta se consagrou como campeão olímpico...











































Mesmo entre a geração de prata, o aposto não pode faltar durante a campanha...
















































Esportistas exemplares...
Campeã olímpica de salto em distância há dez anos, Maurren Maggi tenta saltar para a senadoria...












































Exemplo de inclusão no vôlei, a atleta pretende defender a inclusão no Congresso Nacional...

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Lançadas são Bola na Urna...

Maior ídolo da história da Porcaria está novamente trabalhando forte na campanha eleitoral...












































Mesma situação de um das figuras mais idolatradas pela torcida corinthiana...



































































































































Eleição é Seleção...
Tetracampeão mundial em 1994, senador Romário tenta eleger-se governador no Rio...












































Surpresa na convocação para a Copa de 1998, Zé Carlos é candidato pelo PR em São Paulo...

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

K24 coloca São Paulo nos trilhos...

Há muitos "K" na política, mas K24 existe apenas um... Doutor Kenji, o governador em linha com São Paulo...











































Em torno do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, é realizada em São Paulo a Semana da Mobilidade, com uma série de eventos entre os dias 18 e 25 de setembro...  Transporte Público é a prioridade número 1 do Doutor Kenji, candidato do Partido dos Internautas da Nação Trabalhista Operário (PINTO) ao governo do Estado de São Paulo... Com especial atenção aos modais sobre trilhos, que não tem recebido a atenção merecida das autoridades estaduais... Kenji cita como exemplo a entrega das estações da Linha 5-Lilás, do Metrô, que tiveram sucessivos adiamentos... Duas das mais importantes paradas da linha, as estações Santa Cruz e Chácara Klabin, onde haverá integração com as linhas 1-Azul e 2-Verde, só devem ser abertas ao público no final do mês, mas providencialmente antes das eleições, claro... No meio do caminho para as regiões de Santo Amaro e Capão Redondo, a estação Campo Belo tem inauguração prevista para dezembro...  A prometida extensão para o Jardim Ângela, então, não tem data para ser concluída... Isso porque a operação da Linha-5 Lilás foi concedida à iniciativa privada, assim como havia acontecido com a Linha 4-Amarela... Onde as estações Bambi-Morumbi e Vila Sônia continuam em compasso de espera... Mesmo caso do monotrilho da Linha 17-Ouro, que continua a ser um imenso esqueleto a céu aberto em toda a sua extensão, entre as regiões de Congonhas e do Morumbi... O passageiro que precisa comparecer ao aeroporto precisa recorrer à linha 609J-10, que sai da estação São Judas do Metrô... O torcedor que vai ao estádio do Morumbi tem o ônibus como única opção de transporte público... As estação da linha 4 deveria  estar funcionando em 2014, esse era o plano enquanto o estádio do Pó-de-Arroz era a sede paulista da Copa do Mundo... A próxima Copa América está programada para acontecer em 2019 no Brasil, com o Cícero Pompeu de Toledo recebendo a partida de abertura... Embora a estação do Metrô tenha sido prometida para outubro, nada indica que a linha do monotrilho – que vai somente até a estação Morumbi da CPTM – ficará pronta no ano que vem... Enquanto isso, a linha 15-Prata, opera comercialmente com apenas duas estações – Vila Prudente e Oratório – e outras quatro, inauguradas em abril, seguem funcionando em horário restrito, pois a cobrança de tarifa, prometida para agosto, foi adiada... Até a concessão da linha à iniciativa privada acabou sendo postergada... Tudo muito devagar, enquanto a demanda por transporte é cada vez maior...  Então é por isso que o Doutor Kenji aceitou o desafio e assumiu... A candidatura a governador...











Nada de puxadinhos... Doutor Kenji tem um plano de verdade para o Trem Intercidades paulista...











































Além de acelerar as obras do Metrô e do monotrilho – inclusive da Linha 18-Bronze, uma reivindicação (e promessa de campanha...) antiga na região do Grande ABC – Kenji  pretende agilizar as extensões operacionais da CPTM... Vide Linha 9 até Varginha, Linha 11 até Guararema e Linha 13 até Bonsucesso – inclusive com uma estação no Terminal 3 de Cumbica...  Especial atenção será dada à linha 7-Rubi, especialmente depois da mal explicada proposta de um concorrente, que anunciou o prolongamento da linha de Jundiaí a Campinas... Aparentemente bem-intencionada, a ideia era fazer um acordo com a concessionária que opera trens de carga na região e levar os trens da CPTM para o trecho... Para isso, seria necessário modernizar e eletrificar cerca de 50 quilômetros de via... Isso num contexto em que as obras da nova estação de Francisco Morato se arrastam há anos, e só devem ser terminadas em 2020... Se é para fazer algo decente, o candidato do PINTO planeja tirar o papel o Trem Intercidades, com metas mais ambiciosas... Assim, haveria linhas de São Paulo a Araraquara, Bauru e Guaratinguetá, além de ligações entre as principais cidades do interior, como de Campinas a Ribeirão Preto ou de Bauru a Presidente Prudente... O percurso para Santos, que passaria pelo ABC, ao chegar no litoral, seria estendido até Peruíbe... Sempre usando trens com a mais avançada tecnologia japonesa...  Não está descartada a criação de um anel ferroviário em torno da Grande São Paulo, de modo a permitir a integração entre essas linhas e facilitar o transporte de cargas... O projeto resolveria ainda o grande gargalo do modal ferroviário no Centro de São Paulo, com o aterramento das linhas entre Brás e Lapa, a realocação dos terminais das linhas para a Barra Funda – na Luz, ficariam os serviços expressos e em Júlio Prestes, o Trem Intercidades – e a unificação da estação Lapa... Isso permitiria uma elevação do nível do serviço da CPTM, tornando-o cada vez mais similar ao do Metrô, inclusive nos intervalos entre trens...  Muitas dessas ideias não são novas – porque não aproveitar a concepção original da linha 4 e estendê-la até Pedro II??? -  no entanto, falta alguém com a disposição de transformá-las em realidade... Doutor Kenji também considera necessário interligar as linhas 2 e 3 do Metrô, aumentando as possibilidades da realização de percursos perimetrais pela capital paulista... O que também reforça a preocupação de colocar nos trilhos as obras da Linha 6-Laranja...












K24 vai buscar em todo o mundo as mais avançadas tecnologias de mobilidade urbana para São Paulo...











































Todo esse ambicioso plano de obras só será possível com a valorização do material humano... Concursos públicos para a contratação de novos funcionários, seja da CPTM ou do Metrô... Ampliação dos cursos técnicos de nível médio e superior da área de transportes... Melhorar as condições de trabalho e os níveis salariais dos trabalhadores do setor... Rever as concessões e criar uma Autoridade Metropolitana de Transportes para a Grande São Paulo, com participação e recursos da União, Estado e Municípios, que permita o planejamento, a supervisão e a coordenação dos diversos modais de transporte coletivo... Este órgão é o caminho para a maior integração entre ônibus e trens e a unificação do Bilhete Único com o BOM... A mobilidade é o ponto de partida para impulsionar a economia do Estado, gerando emprego, renda e aumentando o consumo... Profundo conhecedor dos transportes sobre trilhos no Japão, cuja expertise considera pouco aproveitada nas ferrovias e metrôs brasileiros, o Doutor Kenji sabe muito bem das vantagens do transporte sobre trilhos... Não apenas econômicas, mas também ambientais... Sem contar a facilitação ao acesso de outros direitos sociais básicos, como saúde e educação... Então é por isso que  o candidato do PINTO pretende agregar diversos equipamentos urbanos ao entorno das futuras estações, como escolas e ambulatórios médicos...  De modo a que se possa ir além da mera implantação de shopping centers ou conjuntos de escritório, aumentando o alcance social das obras... Em resumo, no dia 7 de outubro, seu voto é o bilhete para embarcar São Paulo nos trilhos...  
















Doutor Kenji sabe que o transporte é o mais importante direito social, pois dá acesso a todos os demais...

Lançadas Conduzindo pelos Aeroportos...

Comparecer em Congonhas é mais fácil com a linha 609J-10, que sai do Metrô São Judas...









































Para quem reside na região do ABC, a linha 050EX1 da Viação Triângulo vai até São Bernardo...














































Enquanto isso, em Cumbica...
Início da operação da Linha 13 levou a aquisição de novos ônibus para o trajeto entre terminais...








































Ônibus de pista, entretanto, ainda são os mesmos Busscar Urbanuss Pluss adquiridos pela Infraero...

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Lançadas Fazendo Lotação de Kombi no Rio...

Ainda há Kombis trabalhando forte em lotação no Rio e algumas saem da região da Quinta da Boa Vista...









































Ponto inicial está junto à estação São Cristóvão da Supervia, aqui vista de um viaduto de paralelepípedos...


















































































Mobilidade na Quinta...
Frequentadores do parque podem alugar quadriciclos e trabalharem forte nas pedaladas...










































Guarda Municipal carioca tem carrinhos elétricos à disposição para fazer a ronda diária...

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Transporte Coletivo Padrão Valdisnei...

Transporte no mundo de Valdisnei não é só monotrilho... Há caminho para um "SoNoL" também...












































Um aspecto menos conhecido, ainda que igualmente fascinante, do complexo de Valdisnei na região de Orlando é a sua atuação como operadora de ônibus... Se o visitante estiver em algum hotel fora da região dos parques e utilizar os serviços de “shuttle” oferecidos pela maior partes dos estabelecimentos hoteleiros, terá que desembarcar obrigatoriamente no terminal localizado ao lado do Epcot... Ali será preciso tomar um dos 390 ônibus (vide Wikipedia...) do Valdisnei Transport – para efeito de comparação, a Express possui 520 ônibus em 34 linhas da Área  4 de São Paulo... Os itinerários se destinam a outros sete terminais, sendo que além de Epcot, em Hollywood Studios, Animal Kingdom e Valdisnei Springs, há serviço para os 22 hoteis situados dentro do complexo... Os outros terminais estão nos parques aquáticos Blizzard Beach e Typhoon Lagoon, além do ESPN Wide World of Sports... Os carros mais antigos da frota são os 71 Nova Bus LFS, fabricados entre 2000 e 2002, com motor Detroit Diesel – os únicos com essa propulsão, os demais são todos Cummins - e transmissão Alisson, numerados de 4815 a 4885... Predominantemente na cor branca, a frente lembra vagamente o Millenium da Caio... Depois há os 67 Gillig Low-Floor, produzidos entre 2004 e 2006, com transmissão Voith e numeração entre 4886-04 e 4952-06, brancos ou adesivados, anunciando atrações dos parques ou dos hotéis... Depois de um Nova Bus LFS 2005, prefixo 4953, transmissão ZF, que era carro de demonstração do fabricante (Metra começou assim...), há 45 Gillig Low-Floor, feitos entre 2007 e 2009, transmissão Voith, numerados de 4954-07 a 4999-09 e dez Nova Bus LFS, manufaturados em 2010, transmissão Alisson, numeração de 5000-10 a 5009-10... Todos brancos, com cores somente no logotipo da empresa – que é a própria assinatura de Valdisnei, em vermelho, com a palavra “Transport” em letras douradas sobre fundo roxo... Prosseguindo, existem 125 Gillig Low-Floor, transmissão Voith, comprados entre 2010 e 2013... Os 24 ônibus adquiridos em 2013 já exibem uma pintura diferente, um saia-e-blusa cinza, branco e vermelho... A silhueta dos ônibus Gillig é mais retilínea e uma fila deles estacionada no terminal de Hollywood Studios dá a impressão de ser uma frota de MBB O371, internauta Chico Melancia... Em 2013 foram comprados 12 “SoNoL”, quer dizer, ônibus articulados, seis New Flier Industries XD-60, transmissão Allison – números 5146-13 a 5151-13 – e seis Nova Bus LFS Articulated, transmissão Allison, numeração de 5152-13 e 5157-13... Usados apenas em percursos de elevada demanda, os articulados saia-e-blusa cinza, vermelho e branco não eram muito comuns de se ver... A exceção de um Nova Bus LFS Articuled Bus chegando ao Magic Kingdom ou de um carro do mesmo modelo usado no treinamento de motoristas realizado à noite no estacionamento ao lado do terminal de Epcot... Para completar a frota, 42 Gillig Low-Floor modelo 2015 (5158-15 a 5199-15) e 7 modelo 2016 (5200-16 a 5200-16), sempre com motor Cummins e transmissão Alisson... Nestes carros, o cinza do saia-e-blusa foi substituído pelo branco... Como característica comum, todos os carros possuem ar-condicionado, acessibilidade, espaço para duas cadeiras de rodas (os carrinhos de bebê, muito comuns nos parques, precisam ser desmontados na hora do embarque...) e muitos anúncios dos parques e das atrações da rede de televisão ABC, que é do mesmo grupo da Valdisnei... O letreiro eletrônico dos ônibus para os parques, além da destinação, sempre acrescentam um slogan... “Welcome, World Travelers (Epcot)”... “Hakuna Matata (Animal Kingdom)”... “Ready for the Close-Up (Hollywood Studios)”... Cada terminal também possui um design específico... Há as linhas futuristas de Epcot, o estilo californiano do Hollywood Studios e as estruturas de ferro vitorianas do Magic Kingdom... Os ônibus começam a operar 45 minutos antes da abertura dos parques –em geral realizada às 9 horas da manhã – e encerram os trabalhos uma horas depois do fechamento, normalmente às 19 horas, sendo que em Epcot, devido à abertura do World Showcase às 11 horas, vai até 21h30... Tudo programado para que o intervalo entre partidas não seja superior a 20 minutos... Depois das 20 horas, um grande número de pessoas comparece ao terminal de Epcot para pegar os ônibus para os hotéis do complexo ou os veículos de “shuttle”... Quem estiver com tempo pode trocar uma nota de 5 dólares na máquina por 20 moedas de 25 cents (quarters...) e comprar na máquina um refrigerante ou o chocolate Payday... Ops!!!... 













Já no letreiro do ônibus os visitantes começam a entrar no clima do Animal Kingdom...













































O monotrilho é o meio de transporte mais conhecido do complexo Valdisnei... Uma tradição que vem desde o parque pioneiro na Califórnia, inaugurado em 1955... Num especial do “Clube do Mickey” de 1977, a turma de chapéu do Mickey na cabeça chega de monotrilho ao interior do hotel Contemporary Resort, próximo ao do Magic Kingdom...  Faziam uso da primeira linha, inaugurada com o parque em 1971... Depois, em 1982, o serviço foi estendido ao Epcot, então recém-aberto...O serviço possui seis estações – há paradas específicas para os hotéis Contemporary, Grand Floridian e Polynesian Village – distribuídas ao longo de 23,6 quilômetros de vias elevadas... Diariamente são transportados cerca de 150 mil passageiros por dia, Wikipedia... A velocidade media dos trens, que possuem  62 metros de comprimento, varia de 40 a 55 milhas por hora... Oficialmente são três linhas, uma delas destinada aos hóspedes dos hotéis atravessados pela linha...   A frota é composta por  12 trens Mark IV fabricados pela Bombardier, a própria, que também fornece o material rodante do monotrilho de São Paulo...  Sempre na cor branca, com uma faixa colorida, azul, verde, amarela, vermelha... Cada trem possui seis carros, que levam cada um 20 passageiros sentados e 40 em pé, num total de 360 pessoas... Vide o biarticulado da Volvo que promete levar 310 no Brasil... A poprósito, se a Linha 18 da capital paulista tem apenas duas estações – Vila Prudente e Oratório – o monotrilho da Disney tem apenas três... Saindo de Epcot, cuja estação fica antes da entrada do parque, apesar dos trens darem a volta pelo Future World antes de pararem – um verdadeiro “monotrilho piso baixo” -  é preciso desembarcar e pegar outro trem para o Ticket And Transportation Center (TTC)... Ali estão localizados o estacionamento para veículos de passeio do complexo, e o ponto de parada da Linha 56 da Lynx, que vai da Disney University até a Kissimmee Intermodal Station, na região central de Kissimmee... Vale lembrar que o parque – e a casa do Silvio Santos – estão localizados em Celebration, outra região integrante da Grande Orlando... Quem quiser chegar até o Magic Kingdom precisará embarcar em mais um monotrilho... A estação do “Reino Mágico” chama a atenção por sua cobertura de ferro, em estilo vitoriano do século XIX...  Não há escadas rolantes, o acesso é feito por uma rampa... Alis, Pancada, apesar de toda a aura de modernidade do monotrilho, nenhuma das estações possui escadas rolantes...  A estação do Magic Kingdom possui portas nas plataformas... Os passageiros desembarcam pelo lado esquerdo e embarcam pelo lado direito... Por volta das 18 horas,  uma hora antes do fechamento do parque, a aglomeração de passageiros na plataforma para o TTC lembra muito para os brasileiros os metrôs do Rio de Janeiro e de São Paulo... As portas abrem de dentro para fora e há duas fileiras de assentos transversais às portas, o que impede a circulação de passageiros dentro dos trens... Para quem vai de pé, há três balaústres, que podem ser confundidos com a coluna do mecanismo de fechamento das portas... O operador do trem acompanha a entrada dos passageiros até dar a partida no monotrilho... A viagem dura quatro minutos, entre estações intermediárias fora de funcionamento,  grandes estacionamentos e uma parada no meio da linha, dessas para aguardar a movimentação do trem à frente... Na estação do TTC também há portas nas plataformas... Em Epcot, destino final após mais sete minutos de viagem em via elevada, uma surpresa... Uma das portas do monotrilho que vai retornar ao TTC não estão fechando... O operador observa e entra na cabine para acionar novamente o mecanismo, até que a porta feche...  As linhas arrojadas da estação combinam com o logotipo da Globo, quer dizer, com a grande esfera da Spaceship: Earth, embora as rampas não compensem a ausência de escadas rolantes...











Na estação do Magic Kingdom, o monotrilho espera a hora da partida para o Ticket and Transportation Center...














































O sistema de transportes de Valdisnei também contempla o modal hidroviário...  Há os ferry-boats, que reproduzem as típicas embarcações do Mississippi...  Três deles, batizados de Joe Fowler, Joe Potter e Richard Irvine, que percorrem a Seven Seas Lagoon entre o Magic Kingdom e o Ticket and Transportation Center... Aqui uma chalana cairia muito bem, internauta Chico Melancia...  Embarcações a motor, identificadas pelas bandeiras Ouro, Verde, Azul e Vermelho fazem a ligação entre os principais hotéis do complexo e o Magic Kingdom...  Aqui são dez barcos... Outros 15 “táxis aquáticos” – na verdade, barcos fluviais – fazem a ligação entre os hotéis... Por fim, há as nove embarcações do Friendship Boat... Uma das linhas sai de Epcot e, passando pelos hotéis, vai até o Hollywood Studios... E há os barcos que circulam dentro do Epcot... Embarcando no Future World, há a opção de cruzar a lagoa do centro do parque e chegar a área da Alemanha ou do Marrocos... O cais de Veneza, com as gôndolas, é decorativo... Também é preciso mencionar os Parking Lot Trans, espécie de trenzinhos que levam os visitantes do estacionamento do complexo até a entrada dos parques... Não é a maria-fumaça da Valdisnei World Railroad, mas dá para o internauta Chico Melancia e o Doutor Kenji fazer um trenzinho legal... Ops!!!... Quanto à ferrovia propriamente dita, possui  bitola de 914 milímetros – Doutor Kenji precisa levar sua fita métrica para o Magic Kingdom – e uma extensão de 2,4 quilômetros... O percurso é operado por quatro locomotivas originais à vapor, construídas pela Baldwin e que originalmente operavam em Yucatán, no México...  Devidamente restauradas, receberam os nomes de Valdisnei, Lilly Belle – em alusão à sua esposa -  Roger Broggie e Roidisnei.... Cada locomotiva possui cinco carros de passageiros com capacidade para 75 pessoas... Além da estação da Main Street USA, aquela que lembra a de Campinas (hoje um centro cultural), há paradas na Fantasyland e na Frontierland... Sendo que em cada uma delas um chefe de estação avisa da saída dos trens e durante as paradas, o maquinista conversa com alguns dos passageiros... Melhor, só o trem Guararema-Luis Carlos, digo...















Apesar de toda a tecnologia, estações do monotrilho não têm escadas rolantes, nem mesmo em Epcot...

Lançadas com pintura nova e tarifa a R$ 3,95 no Rio de Janeiro...

Nós bem que tentamos, mas só registramos no Rio ônibus com pintura antiga - e letreiro com defeito...









































Mudanças na padronização à parte, a linha preferida do Pancada continua sendo exatamente a mesma...











































A mesma variedade de sempre...
Linhas metropolitanas do Rio usam a pintura que quiserem, como é o caso da Fabio's, de Caxias...











































E também da Ingá, que faz a ligação entre São Cristóvão e a região do Fonseca, em Niterói...

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Lançadas da Nação Urubulina em Movimento...

Perto do Museu do Índio, um programa idem: corrida de torcedores do Menguinho no Maracanã...










































Ambulância estava à postos para não repetir o vexame do jogo com o Bacalhau em Brasília, digo...













































Bandeiras de uma nação...
Isto aqui não é Cuba, isto aqui é Menguinho, quem está no pavilhão não é Che, é Zico...








































Pet (OG) ainda é idolatrado pela massa rubro-negra a ponto de haver uma torcida "Fla-Sérvia"...

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Na Semana da Mobilidade, o exemplo da linha 301 do Rio...

Linha 301 sai do Terminal Padre Henrique Otte, perto da rodoviária Novo Rio, e chega lotada à região da Praça Saens Peña, na Tijuca...
























Em um dos primeiros episódios de "A Grande Família" - "Cozido é pra Comer Chorando", de 2001, Agostinho Carrara trabalha como corretor de imóveis e para embolsar uma polpuda comissão, além de mostrar serviço para o chefe, ele decide alugar um apartamento na região da Barra da Tijuca usando o nome de sua "sócia" Bebel, sem que o patrão saiba... Bebel hesita em participar do plano, pensando que a maresia vai estragar os móveis, mas é convencida a com um argumento simples, porém altamente válido... “A Barra é uma espécie de Estados Unidos que dá para ir de ônibus”... De fato, é possível comparecer à Barra de ônibus, e entre as opções de itinerários para quem reside na Zona Norte (na verdade, as externas da primeira temporada eram gravadas numa rua na região de Jacarepaguá, na Zona Oeste, próximo da Barra, e todas as referências geográficas fornecidas nos episódios iniciais remetiam àquela área, como a história "A Desquitada da Freguesia", a agência de modelos "Freguesia Models" em "A Esposa Modelo" e o "Bonde do Anil" em "Isso é Coisa de Homem", algo que mudou nos anos seguintes...) estão as linhas 301 e 302... Que saem do Terminal Padre Henrique Otte - um antigo armazém portuário transformado em terminal urbano, o que explica seu aspecto de fábrica antiga -  localizado em frente à Rodoviária Novo Rio e vão até o Terminal Alvorada, na região da Barra... Ambas as duas linhas fazem o mesmo caminho, pelo Alto da Boa Vista, porém a 301, antiga 234, segue pela Avenida das Américas e a 302, antes 233, vai pela Praia da Barra... Deixando o terminal, elas passam pela Rua Francisco Eugênio e pela Avenida Francisco Bicalho, junto à imponente e desativada estação Barão de Mauá, mais conhecida como Leopoldina, chegando pela Avenida Paulo de Frontin nas Ruas  João Paulo I e Doutor Satamini – passando pelo metrô Afonso Pena, na Praça Castilhos França, embora a praça seja mais conhecida como Afonso Pena, vide Rua  Afonso Pena – e entrando na Rua Heitor Beltrão para chegar a Rua Conde de Bonfim e a Praça Saens Peña... Onde aconteceu o embarque no Apache Vip A50005, da Viação Tijuca, às 10h20 da madrugada de uma quarta-feira chuvosa... No lado oposto da Praça Saens Peña, na altura da estátua de Paulo Diniz Magalhães, o pioneiro da ginástica pelo rádio – com uma cópia do editorial de “O Globo” saudando o golpe militar de 1964 colada no pedestal – perto da Rua das Flores, entre os antigos cinemas Carioca (hoje Igreja Universal do Reino de Deus...) e América (atualmente Drogarias Pacheco...)...  Uma chuvinha na calçada não impedia que ali se reunisse um grande número de camelôs e de pessoas esperando os ônibus no ponto... Tanto que o 301 estava cheio e o jeito foi viajar de pé... Para ser o cenário de um episódio de “A Diarista”, só falta Marinete reclamando da “pôia” da Solineuza... Ops!!!... 





















Depois de passar pela Rua Conde de Bonfim e subir a Avenida Edson Passos, veículo encontra micro-ônibus no Alto da Boa Vista...






















































Ainda na Rua Conde de Bonfim, um funcionário da Comlurb, devidamente uniformizado, desce do ônibus, liberando um assento no fundo do veículo... No banco em frente, uma moça negra lê “Ética”, de Spinoza – não confundir com o Espinosa, sempre citado por Justo Veríssimo quando conversa com sua secretária... O carro prossegue pela Conde de Bonfim, próximo aos morros do Borel – vide rap respectivo, William e Duda - Casa Branca e  Formiga – até alcançar a região da Usina, na altura dos antigos estúdios de dublagem da Herbert Richers, fechados em 2010, que darão lugar a instituição religiosa Sukyo Mahikari, Pancada... Ali há o terminal de ônibus da Usina – onde Glória Perez situou o núcleo suburbano da novela “A Força do Querer” – e começa a subida do maciço da Tijuca, pela Avenida Edson Passos e suas curvas fechadas... As casas são de alto padrão - ali por exemplo Glória alocou a família Ferraz de "O Clone" - mas o asfalto encontra-se em péssimo estado – e no fundo, no fundo, o sacolejo do ônibus é maior, digo... Depois da Usina, há vegetação dos dois lados, muitas jaqueiras, mansões para festas e o acesso à Floresta da Tijuca... No Alto da Boa Vista, indo pela Rua do mesmo nome, o nevoeiro mal permite ver a paróquia Nossa Senhora da Luz, porém o internauta Chico Melancia não perderia de vista a “gordinha esquema” de camisa do Foguinho... Na verdade perderia, porque ela é loira, e loiras não o apetecem... A maioria das linhas que percorrem a região são de micro-ônibus, mais adequados ao percurso sinuoso...  A descida é pela Estrada das Furnas, pelo Morro do Banco, cheia de curvas, com acesso para a Vista Chinesa – não confundir com a “Sessão Vista Chinesa” da TV Corcovado, atual CNT Rio – e os “motéis gêmeos” Hollyday e Hollywood – que aparecem no filme “Casa Grande”, estrelado por Marcelo Novaes e Suzana “Pacotão” Pires... A viagem prossegue pela Estrada da Barra, margeando o Itanhangá Golf Club, até o Jardim Oceânico, vide ponte estaiada do metrô – que desde 2016 é uma opção para quem quer ir da Zona Norte para a região da Barra da Tijuca...   Na estação Jardim Oceânico, onde Pereirão, esse mulherão, residia em “Fina Estampa”, Mestre, desceu a loira com a camisa do Foguinho... O ônibus está mais vazio e moça que lia Spinoza agora tem a companhia do “sócio”, também negro, que lia um livro de George RR Martin...  Os “sócios”  vão até o ponto final, no Terminal Alvorada, as 11h26, uma hora e seis minutos depois do início na Saens Peña... 
























E a descida para a região da Barra da Tijuca é feita na Estrada das Furnas, em meio à vegetação abundante e curvas sinuosas...





















































No terminal Alvorada, a linha 301 sai da plataforma D, em frente ao “mangueirão” do terminal, também ponto inicial de algumas linhas, uma atração à parte... Antes de pegar o ônibus da volta, dá para descer até o subsolo do terminal e carregar o Bilhete Único Carioca com 20 reais... O Apache Vip C50160 da Viação Tijuca sai às 11h43... Está vazio, inclusive o banco que tem estilhaços de vidro na janela... Felizmente há outros lugares vazios na janelinha, excelentes para apreciar e registrar a paisagem, em especial a Curva do S, na Estrada das Furnas... O carro enfrenta algum congestionamento na região da Avenida das Américas, principal via comercial da região da Barra – ali está localizado, por exemplo, o Shopping Cittá América, que serviu de cenário para o episódio “Miami ou Me Deixe”, do “Sai de Baixo”, em 2001, já que Miguel Falabella não conseguiu um papel em “Os Maias” e teve que ficar fazendo chanchada na Barra fingindo que é Miami... Para compesar o atraso, ‘tacale pau” na subida da Estrada das Furnas, ignorando que a pista molhada pela chuva,  onde sobe uma mulher com um saco enorme, cheio de plantas... O veículo volta a passar pela Gávea Pequena, Pracinha do Alto (ou Afonso Viseu...), Curva do Violão, acesso à Estrada Velha da Tijuca, Avenida Esdson Passos e terminal da Usina, sem tiroteios para atrapalhar, digo... O tráfego volta a ser intenso na região da Rua Conde de Bonfim, especialmente nas proximidades da Praça Saens Peña... Na volta, o ônibus segue pela rua Haddock Lobo em direção ao terminal Henrique Otte... A mulher das plantas desce na esquina com a Rua do Matoso, ponto mais próximo da Casa dos Lunáticos, às 13h03... Ou seja, a viagem de retorno foi um pouco mais demorada...  Pelo menos a chuva parou, facilitando a sequência da viagem pela estação Estácio no metrô, próxima à sede da prefeitura carioca, Centro de Convenções Sulamérica e Avenida Francisco Bicalho...  Todo esse percurso era feito por apenas R$ 6,80, ou seja, duas passagens de R$ 3,40... Claro que dá para ir de Angélica, mas além do custo ser bem maior, o motorista pode simplesmente optar por outro caminho, Pancada... 























Terminal Alvorada ficou pequeno para o grande número de linhas e se expandiu para o antigo pátio do Detran ao lado...